sábado, 21 de fevereiro de 2009

Chegou a Primavera!


Dizem que uma andorinha não faz a Primavera, e deve ser verdade! Mas a 1ª andorinha é certamente sinal que as outras estarão para chegar.

No dia 18 de Fevereiro vi já uma destas Andorinha-dos-beirais (Delichon urbica) a voar junto à Escola 34 aqui na Alta.

O registo de chegadas e partidas de aves migradoras é um trabalho importante para os ornitólogos amadores, porque nos permite - se formos fazendo esse trabalho ao longo dos anos - perceber padrões migratórios e suas eventuais alterações.

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves tem inclusive um "Projecto Chegadas", que regista as datas das 1ªas observações de espécies-chave; o super-interesante relatório de 2008 pode ser visto aqui.

Nesse relatório podemos saber por exemplo que as primeiras observações da andorinha-dos-beirais foram em 2008 da 1ª qinzena de Janeiro (ver pag. 7).

Esta é como vêem uma forma fácil e útil das observações que formos fazendo enriquecerem o conhecimento global sobre a ecologia das espécies que nos visitam e dos sítios onde moramos.

Vão à página do projecto Spring Alive (excelente para todos) e vejam como podemos de forma fácil ajudar, conhecer as migrações da aves e quando chegam onde. Bons registos!

1 comentário:

  1. Adoro ver andorinhas. Cresci numa escola de plano centenário. E as andorinhas costumavam fazer ninho nos seus beirais.
    O parque oeste dever-se-ia chamar Parque das andorinhas!!

    ResponderEliminar