
Esta espécie todos conhecemos - é o pardal, presente em todo o País, todo o ano, muito próximo de nós, tanto assim que lhe deram o sobrenome em latim de "domesticus", quer dizar "da casa".
O macho e a fêma têm plumagens diferentes, como vêem na fotografia - a fêmea em primeiro plano tem o pescoço castanho-claro, enquanto o macho tem um característico "bibe" de penas pretas, que no Inverno é pouco marcado sendo mais distinto no Verão. A nuca do macho é cinza e a de fêmea é acastanhada; o macho tem também uma pequena "mascarilha" preta nos olhos.
Vivem cerca de 10/12 anos. Constroem ninhos em edifícios e outras construções humanas, por vezes em árvores, feitos de muitos materiais, como materiais vegetais, penas, fios e papel. Os ovos são chocados pelos dois progenitores durante cerca de 2 semanas e podem chegar a fazer 3 posturas de 3-5 ovinhos, entre Fevereiro e Junho.
São granívoros, embora as crias sejam alimentadas com larvas e pequenos insectos.
Em algumas partes da Europa, principalmente na Holanda e Reino Unido, a sua população diminiu muito nos últimos anos, sem que haja já conhecida uma causa clara para tal.
Não desisto de vir aqui, pois gosto muito deste blog, um post PF!
ResponderEliminar