domingo, 8 de fevereiro de 2009

Peneireiro (Falco tinnunculus)





Continuemos com as surpresas...

Deve estar já a constituir um lar, este casal de pequenos falcões que pode ser visto com frequência na zona da Quinta das Conchas e nos prédios altos que a circundam, em particular nos Dolce Vita e Dolce Farniente.

Os peneireiros nidificam em escarpas, árvores (muitas vezes em ninhos abandonados por gralhas ou corvos), ou sim, em edifícios, desde que os mesmos tenham nichos ou cavidades, de preferência elevados que assim lhes proporcionem segurança e visão alargada dos territórios de caça.

Distingue-se bem o macho da fêmea pela cabeça e topo da cauda de cor cinzenta no primeiro e pela coloração mais uniformemente pintalgada no dorso e cabeça da segunda; na imagem que conseguimos está presente o casal, o macho à esquerda e a fêmea à direita. Como estava longe a ampliação tem "grão" mas deve dar para perceber as diferenças. Visto do lado de dentro deve ser assim; nota-se que é um falcão a sério (no caso uma fêmea), aquele olhar não engana.


É residente em Lisboa, (mas não no centro da cidade, apenas na periferia que ainda tem zonas abertas ou com parques grandes), e ocorre em quase todo o País, com excepção das zonas altas e das zonas florestais muito densas (necessita do chamado mosaico de paisagem, com presença de espaços abertos). Alimenta-se de pequenos mamíferos (ratinhos), lagartixas e insectos.

É assim uma honra termos entre nós este ilustre representante da família dos Falcões; procuremos estar à altura e evitar degradar a Quinta das Conchas e manter na Alta o tal mosaico de paisagem que deverá até contar com algumas zonas agricultadas, quem sabe?

Sem comentários:

Enviar um comentário